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Tendências de Marketing Digital 2020

O mundo digital está em constante transformação, isso já todos nós sabemos. Acompanhar estas mudanças é fundamental para o sucesso. Conheça as tendências de marketing digital para este novo ano.

Para iniciar o nosso blog, nada melhor que começarmos a falar sobre tendências. A evolução do meio digital é tão grande e dinâmica que os profissionais de marketing e as empresas precisam de estar sempre atualizadas.

Assim sendo, vamos apresentar algumas das principais tendências de marketing digital para o início desta década.

As maiores tendências de marketing digital 2020

tendências de marketing digital - personalização

Mais que nunca, a personalização será uma chave de ouro para chamar a atenção e cativar. Dada a quantidade de informação existente, é normal que os consumidores se percam e prestem cada vez menos atenção a anúncios genéricos. Para contornar esta situação e promover uma solução eficaz, a resposta está na personalização. A criação de anúncios personalizados têm maior probabilidade de sucesso uma vez que os consumidores têm a perceção que aquele conteúdo é único para eles. (por exemplo, a Google ajuda aqui a perceber a diferença entre anúncios personalizados e não personalizados.) 

tendências de marketing digital - marketing conversacionalTer a capacidade de transmitir informação através de uma boa comunicação e criar envolvimento com os clientes em tempo real, é uma estratégia que pode trazer resultados bastante surpreendentes. Dar resposta imediata ao que os consumidores procuram pode ser realizado através de live chat, chatbot ou outros.

tendências de marketing digital - compras directas em publicaçõesAs redes sociais deixaram de ser apenas um meio para comunicar o produto/serviço e, passaram também a ser um meio de venda.  Ainda pode não ser tão obvio, mas existem cada vez mais consumidores a realizarem as suas compras directamente em plataformas de social media. O e-commerce dispõe agora de uma grande oportunidade para vender directamente os seus produtos através de plataformas como o Facebook, Instagram ou Pinterest. (consulte aqui como funciona o e-commerce no Facebook.)

tendências de marketing digital - posicionamento 0 na SERPSer o número 0 agora é o objetivo. A posição zero tornou-se o grande objetivo a ser alcançado pelas empresas. Também conhecida como featured snippets, trata-se de uma box de texto que contém a informação que responde directa e objetivamente a uma determinada pesquisa com link directo da fonte.

tendências de marketing digital - marketing de conteúdo“O conteúdo é rei.” Quantas vezes é que já ouvimos este termo? A verdade é que esta afirmação continua mais real que nunca. Oferecer conteúdo de qualidade para além de criar uma maior e melhor relação e com o consumidor, aumenta a possível de alcançar um bom posicionamento em motores de busca.

tendências de marketing digital - conteúdo visualRelativamente ao conteúdo visual, a tendência não será muito diferente ao que presenciámos no ano passado. O video continuará a ser uma ferramenta de grande relevância e o vídeo live irá começar a ter cada vez mais destaque. Resultados de estudos recentes demonstraram que o Instagram live e o Facebook live conseguem reter três vezes mais a atenção dos utilizadores que os vídeos editados.

tendências de marketing digital - realidade aumentadaEspera-se que este ano a realidade aumentada ultrapasse a popularidade da realidade virtual. A integração desta ferramenta nas estratégias das empresas torna a experiência do utilizador mais interativa e diferenciada.

tendências de marketing digital - gestão de base de dados com inteligência artificialTer informação não basta. É preciso definir objetivos e saber escolher a melhor forma de a analisar. É nesta fase que a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem ser recursos bastante valiosos na gestão de dados, na identificações de padrões relevantes e na interpretação de tendências digitais. Esta é sem dúvida uma das tendências de marketing digital mais revolucionárias e de grande potencial.

Saber utilizar de forma eficiente estas tendências adaptando-as ao seu negócio, poderá fazer toda a diferença nos seus resultados. Não é imperativo utilizar todas as estas ferramentas, mas é muito importante que sejam utilizadas de forma consciente e dedicada de modo a produzir a melhor experiência aos seus clientes.

 

 

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