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Coaching, psicologia e explicações – Uma resposta online.

Em tempos de mudança, o melhor mesmo é reagir. E quanto mais depressa o fizermos, mais hipóteses temos de minimizar o impacto. Hoje mostramos como, em algumas areas de negócio, é possível adaptar e continuar com o negócio ativo desenvolvendo uma resposta online.


Muitas empresas fornecedoras de serviços estão a atravessar um momento difícil. As consequências inerentes do estado de emergência declarado pelo governo português fez com que muitos serviços, literalmente, fechassem as portas.

Hoje falamos directamente para três áreas de negócio especificas (coaching, psicologia e centros de explicação) para as quais propomos uma alternativa eficaz. Esta alternativa já é aplicada em muitos países nestas três areas de negócios e até executada estritamente por este meio. Trata-se de converter toda a prestação de serviços para uma forma remota. E a melhor parte, é que o investimento neste meio não se esgota no fim deste cenário pandémico.

Mas vamos por partes, e compreender quais as vantagens desta mudança para cada um.

COACHING ONLINE

O coaching é um método de desenvolvimento que tem tido uma procura crescente no nosso país, tanto a nível individual como pelas organizações. A forma tradicional da prática de coaching é o presencial. No entanto, o coaching online é uma prática existente em muitos países de grande dimensão, onde a distância física entre o coach e a pessoa eram um impeditivo à realização de sessões.

Vejamos quais as vantagens para a realização do coaching online:

  • liberdade de escolha: as pessoas podem escolher o seus coach independentemente da sua localização geográfica.
  • comodidade: as sessões podem realizadas a partir de casa, evitando assim deslocações.
  • horários flexíveis: poderá ser mais fácil organizar e conciliar a agenda do coach com o interessado.
  • qualidade: utilizando as ferramentas correctas, é aplicada a mesma metodologia utilizada no coach presencial, sem comprometer a qualidade.
  • menor custo: não há gasto de deslocações ou estacionamento.
  • redução de tempo: não do tempo da sessão, mas do tempo despendido para todo o processo – porque não há deslocações ou outras ações inerentes.
  • partilha de ecrã: para além de continuar a existir a possibilidade de estarem cara-a-cara, é também possível partilhar técnicas e exercícios na plataforma.
  • comunicação: através de ferramentas de comunicação online, a pessoa sentir-se-á mais próxima e terá maior facilidade em esclarecer dúvidas.
SESSÕES DE PSICOLOGIA ONLINE

O atendimento psicológico online é uma técnica já prevista no código deontológico da ordem dos psicólogos portugueses, e encontra-se legalmente enquadrada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online e pela American Psychological Association. Existem também estudos que demonstram que os resultados são semelhantes aos da consulta presencial. Para diversas áreas da psicologia é viável que as consultas possam realizadas via online.

Estas são algumas vantagens para a realização de sessões online:

  • acessibilidade: o paciente não precisa de se deslocar, podendo contactar com o seu profissional independentemente da sua localização geográfica. Poderá também aplicar a pessoas com limitações de mobilidade, nomeadamente físicas.
  • conforto:o meio online poderá proporcionar ao paciente uma maior sensação conforto.
  • disponibilidade: permite a pessoas que com pouco tempo livre tenham oportunidade de agendar uma consulta com maior rapidez e em um horário mais acessível.
  • maior liberdade de escolha: os pacientes terão maior liberdade de escolha do seu clínico, bem como os emigrantes podem optar por escolher profissionais do seu país de origem.
  • privacidade: para além da confidencialidade garantida e igual ao atendimento presencial, os pacientes poderão sentir-se mais à vontade relativamente a um possível estigma social.
EXPLICAÇÕES ONLINE

O método não é recente já existem alguns centros a fazê-lo. O momento que atravessamos requer algum distanciamento entre todos, no entanto, isto não significa que tenhamos que estar obrigatoriamente parados, e no caso dos alunos, que estes não deixem de aprender. A ligação dos jovens à novas tecnologias como ferramenta ensino poderá ser também um fator motivacional no processo de aprendizagem.

Vejamos então algumas vantagens para a realização de explicações online:

  • comodidade: as famílias evitam deslocações ou possíveis atrasos, e os alunos podem ter as suas explicações a partir de qualquer local em casa.
  • flexibilidade horária: permite a que pais com mais de um filho possam receber as explicações simultaneamente, rentabilizando o seu tempo e do explicador.
  • disponibilidade: acesso a um horário de esclarecimento de dúvidas online.
  • partilha de ecrã: o explicador pode com facilidade partilhar exercícios outras ferramentas que optimizem o processo de aprendizagem.
  • integração e experiência online: é cada vez mais importante o domínio das novas tecnologias por parte da população mais jovem. O recurso a ferramentas online potencia e antecipa a experiência de utilização trazendo desenvolvimento de competências fundamentais para o seu futuro.

Estes são apenas três exemplos de como a integração do meio online para entrega de um serviço pode, e deve ser vista como uma expansão do negócio.

É uma oportunidade de alcançar mais pessoas e de nada impede que as empresas continuem a prestar os seus serviços em meios offline. Trata-se uma adaptação, que nos dias em que vivemos, pode ditar a sobrevivência do negócio de muitas empresas.

Nós já reagimos e já desenvolvemos uma solução de integração no meio online. Quer saber mais? Fale connosco.

 

 

 

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