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As tendências do Youtube que continuam em 2020

Ao longo dos anos as preferências dos utilizadores em relação ao que vêm no Youtube vai-se alterando. Hoje mostramos as tendências de conteúdos mais visualizados no Youtube em 2019 e que merecem a nossa atenção também ao longo deste ano.


O primeiro vídeo publicado no Youtube foi a 23 de Abril de 2005 e desde então, já conta com mais de dois bilhões de utilizadores que acedem a esta rede todos os meses. O Youtube está presente em mais de 100 países e pode ser utilizado em 80 idiomas diferentes. Segundo a Alexa, a rede social Youtube é o segundo website mais visitado em todo o mundo. Desta forma, não admira que se assista todos os dias a cerca de 1 bilhão de horas que geram bilhões de visualizações diárias.

Hoje vamos revelar quais foram as tendências de conteúdo do ano passado e que segundo os especialistas digitais, devem continuar a merecer a nossa atenção.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade tem sido um tema emergente de várias comunidades digitais, não só no Youtube, mas também em outras redes sociais. No ano passado, o grande boom de conteúdo relacionado com o tema da sustentabilidade surgiu pela voz da jovem activista Greta Thunberg’s que recebeu milhões de visualizações com os seus discursos.

Outros vídeos também impulsionaram esta temática como o vídeo animado “Earth” produzido pelo rapper e comediante Lil Dicky que pretende alertar o mundo para o meio ambiente. Este vídeo teve a colaboração de 29 artistas do mundo da música e do cinema, tornando-se num dos sete vídeos com maior numero de gostos no Youtube em 2019.

Os lucros gerados por este vídeo são destinados para a Fundação Leonardo DiCaprio – organização sem fins lucrativos dedicada a proteção do meio ambiente e do bem-estar animal. Neste âmbito falamos também dos vídeos que promovem estilos de vida minimalistas ou projectos ambientais. Foi o caso da Vanlife protagonizado por Jennelle Eliana e também da comunidade #teamtrees que reúne centenas de youtubers para plantar 20 milhões de árvores em 2020.

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

Em 2019 verificou-se igualmente um crescimento daqueles que se designam como vídeos ASMR. A sigla ASMR significa Autonomus Sensory Meridian Response, e é utilizada para descrever sensações agradáveis causadas por experiências sensoriais. Ao longo de todo o ano de 2019 a visualização destes vídeos cresceu fortemente.

Dentro do espectro de experiências sensoriais, destaca-se os mukbang vídeos e os silent vlogs. Os mukbang vídeos surgiram em 2010 na Coreia do Sul mas rapidamente se espalharam pelo mundo. A expressão mukbang combina a palavra coreana “comer” (muk-da) com a palavra “transmissão” (bang-song). Trata-se de transmissões ao vivo de pessoas a comer grandes quantidades de comida ao mesmo tempo que partilham histórias. Estes tipo de vídeos triplicou entre 2018 e 2019.

Os silent vlogs são nada mais que blogs que utilizam o vídeo como recurso base para a comunicação com o seu publico. (No caso dos blogs, estes baseiam-se essencialmente em texto como forma de expressão.) O facto interessante dos silent vlogs é que, tal como o próprio nome indica, estes vídeo não recorrem à utilização de comunicação verbal (fala). Os slient vlogs na China são muito famosos e recorrem ao som sob a forma de música de fundo. No caso dos silent street-food videos o som é usado em pormenores como a som dos alimentos a serem preparados.

No exemplo que mostramos, o criador Li Ziqi, ganhou mais de 6 milhões de subscritores em 2019 com vídeos de criação de artesanato e comida tradicional. Nestes vídeos apenas diz respeito ao manuseamento dos produtos.

PARA ACOMPANHAR

Muitos de nós já utilizámos plataformas como o Youtube para seguir instruções de algo em que precisamos de algum tipo de ajuda. Desta forma, o Youtube torna-se numa ferramenta que serve um propósito que vai muito para além do entretenimento.

Temos o exemplo dos vídeos que acompanham qualquer pessoa a estudar. É verdade! São vídeos de longa duração e que servem como “companhia” para quem esteja a estudar sozinho. Nestes vídeos não existe qualquer tipo de distração a não ser uma pessoa, a estudar. Os vídeos com “study with me” no titulo, tiveram um aumento de 67% só no ano passado, ultrapassando os 100 milhões de visualizações.

 

 

 

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